top of page
  • Foto do escritorDaniel Santos

Fiquei noiva, e agora? Ferramentas essenciais para ajudar nos preparativos do casamento

Dicas e ferramentas para ajudar as noivas desde o início de sua jornada de casamento.

Por Marina Pastore do Lejour

Pedido de casamento, o início da jornada da noiva / freepik

A pergunta mais frequente que temos é, “agora que fiquei noiva, o que devo fazer?”.

Organizar o Grande Dia pode ser uma fase muito gostosa da vida a dois, mas após ficar noiva os preparativos do casamento também exigem um bom planejamento.

Atualmente, tudo ficou ainda mais complexo devido à pandemia e todas as mudanças que o mundo vem passando.

Fiquei noiva, por onde começar os preparativos para o casamento?

Antes de mais nada, sabemos que a organização de um casamento passa por várias fases, e aqui abrimos todos os passos para ajudar a noiva.

1. Checklist do casamento | Fiquei noiva

A princípio, organização é fundamental! Para te ajudar neste início, separamos um passo a passo especial.

2. Dicas para noivas antes do casamento

O casamento é uma grande mudança na vida de qualquer pessoa, ainda mais para aqueles casais que não moram juntos. E, mais do que uma festa de casamento, o importante em todo o processo é a convivência a dois.

“Ao mesmo tempo que casar e começar a vida com alguém é uma delícia, é preciso ter ciência que são duas pessoas diferentes dividindo o mesmo espaço. Por isso, a comunicação e paciência são tão importantes. Cada um vai precisar abrir mão de algo em determinado momento”, pontua Andréa Guerra, psicóloga de noivas.

Por outro lado, os noivos precisam ter consciência que casar não resolve os problemas de relacionamento, e algumas dicas para noivas antes do casamento são fundamentais.

“É importante que seja uma decisão tomada pelos dois com base no amor e nunca como forma de salvar algo”, aconselha Andréa.

Por fim, a psicóloga também lembra que se divertir juntos é fundamental, mesmo que em casa.

“Aprendam a rir de si mesmos e apoiem um ao outro, agora vocês serão como um time. Um pelo outro”, declara.

3. Ajuda para noiva

Neste início de jornada do casamento, a ajuda para noiva é fundamental, seja por meio de ferramentas digitais, assessoria, fornecedores.

Primeiramente, veja o que já existe disponível no mercado e como pode auxiliar.

Site para noivas

Existem ferramentas simples e gratuitas que ajudam os noivos em todo o processo do casamento. Quanto mais conectado, melhor!

Calculadora de casamento Lejour ajuda noivos entender o quanto gastar com cada fornecedor do casamento.

Uma ajuda para noiva muito importante para quem está no momento de definir os gastos disponíveis para a festa, é a plataforma Lejour.

“O Lejour é uma plataforma voltada para a noiva que está no início do planejamento e não sabe por onde começar. Aqui elas encontram um lugar seguro, fácil, prático e confiável para que ela comece esta jornada”, afirma Rodrigo Mestres, CEO da empresa.

Além disso, dentro o Lejour, você encontra 4 ferramentas fundamentais que pode utilizar neste início de jornada. Vejamos:

Na calculadora de casamento Lejour a noiva preenche informações de quantidade de convidados, estilo do casamento e quanto ela quer gastar.

“A partir destes dados, esta ferramenta mostra o quanto as noivas devem investir por categoria de fornecedor para ficar dentro do orçamento. Esse é um ponto importante, pois dá uma clareza para os casais. Muitos noivos não têm ideia da proporção. Acontece de alguns casais acharem que o espaço cabe no bolso e, de repente, estouram o orçamento ”, explica Mestres.

Indicação de fornecedores

Assim que os noivos acessam a calculadora de casamento e verificam as proporções de investimento para cada fornecedor, eles também têm acesso a fornecedores que estão dentro do orçamento indicado para.

Calculadora segmentada de fornecedores do Lejour.

“Essa é uma ferramenta que oferece uma informação super valiosa para as noivas. É um tipo de pesquisa que ela não consegue fazer no Google, por exemplo”, argumenta Mestres.

Facilidades virtuais

Nesse sentido, o site do Lejour também oferece uma série de informações exclusivas sobre os fornecedores.

“Nós dizemos se o espaço precisa de tenda; se tem estacionamento, gerador ou mobiliário, entre outros dados. Se a noiva ligasse para este local para pedir informações, provavelmente o fornecedor iria sugerir o agendamento de uma visita. Mas através do Lejour, gera-se uma economia de tempo da noiva”, destaca Mestres.

Por fim, para os espaços, há ainda a possibilidade dos noivos verem vídeos em 360º, e conhecer o local virtualmente.

Agendamento de visitas

Um terceiro passo dentro do Lejour é agendar uma visita física ou um vídeo-call com o fornecedor.

“Ela agenda a visita ou a chamada de vídeo através do aplicativo, sem precisar ligar. E aí ela pode negociar direto com o fornecedor”, aponta Mestres.

Compra garantida

Por fim, com o cenário de pandemia, no qual muitos fornecedores estão fechando as portas, a compra garantida do Lejour auxilia a noiva a garantir seu investimento.

Nesse sentido, o programa é primordial para as noivas pós-pandemia, proporcionando segurança e confiabilidade.

Compra Garantida Lejour

“Através da Compra Garantida, no sistema da Lejour Pay, a noiva paga 5% a mais sobre o contrato que ela está fechando e obtém uma garantia do valor investido. Se o fornecedor falir e não comparecer no dia do casamento, ela receberá o dinheiro de volta”, explica Mestres.

Em suma, as plataformas digitais são grandes aliadas das noivas, facilitam sua vida e jornada de casamento.

4. Fiquei noiva na pandemia, e agora?

Antes de mais nada, sabemos que este período de pandemia tem sido bastante delicado para quem está envolvido com os preparativos do casamento.

Casamento na pandemia, o que muda? / freepik

A dica da assessora de casamentos Camila Relva para ter maior tranquilidade é começar a agendar a festa para depois de 2022.

“Casar requer um alto investimento, não só de dinheiro, mas também de expectativas. Fazer um casamento cheio de protocolos, sem poder ter pista de dança, e com muitas pessoas queridas ausentes nesse dia, é muito frustrante, principalmente para aquela noiva que sonha com esse momento”, recomenda Camila Relva.

Soluções para o período de pandemia

Primordialmente, se por algum motivo, deixar o casamento para 2022 não é uma opção para você, Camila aponta algumas soluções encontradas pelos casais para casar durante a pandemia:

  1. Casamento civil separado da festa com jantar: muitos não davam tanta importância para o civil ou faziam no mesmo dia.

Casamento Civil têm crescido na pandemia / freepik

“Hoje virou uma alternativa para não passar em branco a data escolhida, deixando a festa para o ano seguinte. Muitos pais e avós já estão sendo vacinados, o que viabiliza um civil com jantar em família para comemorar”, aponta a psicóloga Andréa Guerra.

  1. Elopement Wedding: casamento a dois é uma das melhores e mais seguras alternativas para o momento.

É um momento mágico e único para a relação. Afinal, casar é um ritual de passagem que vai muito além de papel e festa”, opina a psicóloga.

  1. Casamento online: outra opção seria casar em casa, com a família e amigos assistindo online.

“Para se aproximar mais dos convidados os noivos podem enviar um kit festa para casa de cada um, com bolo, doces e uma bebida fazendo assim uma ‘festa online’.”, sugere Andréa.

Como lidar com os preparativos do casamento neste momento de pandemia?

“Fiquei noiva no pior momento?” Muitas questões como essa chegam para a equipe Lejour. A melhor coisa é ter paciência e entender que é uma situação atípica e todos estão passando por isso – tanto os noivos quanto os fornecedores.

“Ao invés de se culpar, ou buscar as razões para isso acontecer com vocês, é preciso olhar em direção à solução e não ao problema. Vai muito além de nós e não sabemos quando isso vai realmente passar”, aconselha Andréa.

O ideal é não desistir da festa, mas fazer algo pelo casal.

Planejamento é o caminho / freepik

“É uma forma de marcar este momento. O amor merece ser comemorado mesmo que não seja da forma tradicional. Enquanto não chega o dia da festa, não deixe a data escolhida passar em branco”, recomenda a psicóloga.

Em suma, a dica é apostar em um jantar a dois, um casamento civil, um Elopement Wedding, uma surpresa para o parceiro (a).

Mudança de comportamento na pandemia

Camila observa, por exemplo, que os casais de noivos têm mudado também alguns comportamentos durante a pandemia.

“Muitos estão com número reduzido de convidados. Em relação à forma de pagamento, eles sempre optam pela parcelada, segurando a maior parte para bem próximo ao evento, já que ainda há muito receio sobre como estará nosso mercado até lá”, destaca.

Qual é a previsão da volta dos casamentos?

Sabemos que todo mundo está ansioso para casar e ir a uma boa festa, não é mesmo?

Seja como for, a assessora Camila acredita que a previsão para o retorno dos eventos com pista, sem máscara e aquela aglomeração gostosa que todos amam, será só em 2022.

Planejamento é fundamental / freepik

“Para os noivos que estão marcando agora, sempre recomendo que a data escolhida seja o 2º semestre de 2022, assim temos margem de segurança,. E tentamos sair do boom de casamentos que foram remarcados para o 1º semestre de 2022”, pontua Camila.

De acordo com a assessora, com relação aos preparativos do casamento, eles continuam de forma normal, apenas dando mais atenção às cláusulas contratuais em relação à pandemia.

Futuro dos casamentos pós-pandemia

Enfim, pelo fato de os brasileiros gostarem de festa, juntar os amigos e familiares, a assessora de casamentos crê que, após a pandemia, teremos muitas festas, com música e comida boa.

“As pessoas estarão ainda mais sedentas por se encontrarem, dançarem, e colocarem para fora toda a energia que retivemos durante esses tempos de pandemia”, finaliza Camila.

Sobre o Lejour

O Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar o casamento, com ferramentas inéditas para definir orçamento, encontrar fornecedores de confiança e, ainda, contratar tudo com segurança e tranquilidade.

49 visualizações0 comentário
bottom of page