top of page
  • Foto do escritorDaniel Santos

Como celebrar um casamento em 3 etapas

Atualizado: 16 de out. de 2022

Você foi convidado, convidada, para celebrar um casamento por amigos ou familiares, mas você não sabe como celebrar um casamento, você nem se lembra como foi a última cerimônia de casamento que assistiu.


Esse artigo é pra você.


Fique calma, fique calmo, pois o que parece ser um bicho de sete cabeças, na verdade é mais fácil do que parece.


O importante é que você se divirta no processo, e que os noivos gostem da cerimônia.

Mas leia esse artigo até o final, e anote todas as nossas dicas, assim você não vai cometer nenhuma gafe nesse dia tão especial e tão importante para essas pessoas queridas que te convidaram para esse papel tão importante que é celebrar o casamento deles.


Não existe uma única fórmula de como celebrar um casamento.


Cada pessoa vai celebrar de um jeito e cada casal é de um jeito.


Até mesmo os celebrantes de casamento profissionais celebram cada casamento de um jeito, de acordo com a preferência do casal.


Então vamos às 3 etapas sobre como celebrar um casamento de uma maneira que agrade as pessoas, sobretudo os noivos.


Conhecendo o casal antes da cerimônia


Sim, nós sabemos!


Você já é amigo dos noivos, você já sabe a história deles, certo?


Sim e não. Porque você conhece a história deles, muitas vezes, por ouvir falar, ou então nunca conversou sobre temas delicados, que acabam surgindo em cerimônias, como filhos.


Será que os dois querem ter filhos? Será que eles podem ter filhos? Isso é complicado porque uma fala sobre filhos na cerimônia de casamento, e de repente eles já tentaram por anos a fio e não conseguiram ter filhos, você pode estragar todo o brilho do dia para eles.


Então você deve conversar individualmente com cada um dos dois. Pode ser por vídeo chamada, ou presencialmente.


Mas faça isso. Solicite uma reunião de pelo menos uma hora com cada um, e escute os seus noivos. Por mais que você ache que conhece, você vai se surpreender.



Índice de conteúdo

Quais perguntas fazer antes de escrever o texto da cerimônia de casamento


  1. como vocês se conheceram?

  2. alguma história engraçada do início do relacionamento?

  3. desejam ter filhos?

  4. o que é sucesso pra você?


Essas são algumas perguntas que o celebrante Daniel Santos faz aos casais, antes de escrever o texto para a cerimônia de casamento.


Se você quer se aprofundar no tema, você pode ver o Clube dos Celebrantes, onde 4 celebrantes compartilham textos e dicas para quem celebra casamentos.


como celebrar um casamento

Troca de alianças, momento do juramento entre os noivos na cerimônia


Modelo de texto para cerimônia de casamento


Vamos compartilhar um trecho de um texto para cerimônia de casamento, para você ter uma ideia de como começar a sua cerimônia:


“Boa tarde a todos, sejam todos muito bem vindos a cerimônia social de casamento da Fulana de Tal e do Fulano de Tal.


Vocês, convidados para testemunhar esse ato, são as pessoas mais importantes no mundo para ele e para ela. Então sintam-se todos muito mais do que bem vindos!


Vamos relembrar um pouquinho da história desses dois, de como eles se conheceram e de como eles chegaram até aqui.


Numa tarde despretenciosa de domingo, o Fulano de Tal saiu para caminhar com o cachorro……”


Lembre-se que as pessoas gostam de coisas engraçadas, mas não force a barra, conte apenas o que aconteceu de fato, e cuidado para não tentar chamar muito a atenção para si, pois as estrelas do casamento são os noivos.


Saiba que as pessoas prestam atenção de verdade, por aproximadamente 5 minutos, de acordo com os estudiosos da programação neurolinguística.


É por isso que a cerimônia de casamento tem que ser dinâmica. Mudar o tempo todo, mudar o tom de voz, a velocidade da história, mudar o tema que está sendo falado.


E se as pessoas prestam atenção por 5 minutos, seria muita pretensão do celebrante de casamento falar por 60 minutos e as pessoas prestarem atenção em tudo o que ele falou.


Ou seja, quem fala muito, por muito tempo, deixa nas mãos do acaso o que as pessoas vão ouvir, absorver, ou não.


Quem fala pouco, escolhe o que as pessoas vão ouvir e absorver.


Além do que, as pessoas querem interagir, querem se divertir juntas, então uma cerimônia longa fará de você uma pessoa muito impopular.


Fale menos, seja dinâmico, e se achar que a cerimônia está sendo curta demais, saiba que todos vão te agradecer por isso durante a festa, rsrsrs.


O ideal é que o texto para cerimônia de casamento tenha no máximo 3 páginas, com tamanho arial 12 e espaçamentos normais.


Ainda que, a cerimônia possui várias entradas no meio dela, como a entrada das alianças, o juramento e a troca de votos.


Se você quiser ler várias cerimônias de casamento você pode acessar o Kit de Cerimônias, assim você verá como são feitas essas entradas, em qual momento da cerimônia, qual a ordem de entradas, etc…


Caso você queira ver dicas em vídeo, você pode assistir o vídeo “Como celebrar um casamento em 7 passos”


Como celebrar um casamento em 7 passos – por Daniel Santos, celebrante profissional

Faça o curso do Daniel Santos; "Celebrante por uma dia"


Execução da cerimônia de casamento


Talvez, mais importante do que escrever bem o texto da história do casal, seja o como você executa a cerimônia.


Se você estiver travado, com medo, gaguejando… pode ser a história de amor mais linda, as pessoas não vão captar a mensagem.


É mais importante o como você fala, do que o conteúdo da sua fala.


Tenha certeza disso.


Então no dia do casamento chegue bem cedo ao local, de preferência com 2 horas de antecedência, aqueça sua voz, tome água na medida certa para ficar hidratado, mas sem precisar ir ao banheiro.


Lembre-se de se divertir, converse com as pessoas antes da cerimônia, converse com a assessora, mostre-se relaxado e feliz o tempo todo.


Controlando a sua respiração você vai conseguir controlar as suas emoções.


Caso você cometa algum erro durante a cerimônia, ou algum equívoco, admita seu erro, peça desculpas e esqueça ele, imediatamente.


Não deixe o medo ou um erro te travar.


Não deixe que a cerimônia dos seus amigos ou familiares seja prejudicada por uma bobagem.


Repasse na sua cabeça como você vai celebrar o casamento, passo-a-passo, mentalmente, dois ou três dias antes do casamento.


Desse modo você vai se lembrar de coisas que você tinha esquecido, ou nem tinha pensado, anote tudo no mesmo lugar, num bloco de notas chamado como celebrar um casamento para que você se lembre de organizar todos os detalhes no dia.


Considerações finais sobre Como celebrar um casamento


Esperamos que esse artigo te ajude a pensar em como celebrar um casamento, e que os artigos do nosso blog sobre músicas para cerimônia de casamento, ou cerimônias bilíngues e votos de casamento te ajudem a orientar melhor os seus noivos para o grande dia!


Receba ajuda agora mesmo para celebrar o casamento, veja o curso "Celebrante por Um Dia"


Sobre o autor: Daniel Felipe é jornalista, MTE 1348/AL e é um dos escritores do Blog Casamento na Praia. Apaixonado por praia desde quando nasceu, e estudioso do tema de casamentos desde 2019, tem se dedicado a ajudar pessoas a terem o seu casamento dos sonhos, compartilhando conteúdos relevantes.

1.026 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page