Hoje em dia, há uma grande procura em reformar gastando pouco e é justamente essa a intenção do DIY!
Por esse motivo citaremos algumas Decorações DIY para inspirar e quem busca deixar o ambiente mais harmônico e agradável, com um preço acessível que cabe no seu bolso.
Índice de conteúdo
Escolha das cores.
A primeira observação é entender o que pode ser agregado ao ambiente, com o menor preço possível, planejar os ambientes é o primeiro passo para começar a mudança.
Ambientes menores, com pouca iluminação, propõem cores mais vivas e claras, já que a proposta é decorar, determinar cores que realçam o ambiente e se falam entre si é imprescindível.
A escolha das cores fica ainda mais fácil quando combinadas dentro da própria paleta.
Posteriormente, mencionarei alguns adereços que complementam o ambiente, deixando – o ainda mais agradável e aconchegante.
Conceitos de decoração.
Na internet existem vários tutoriais, que você pode acessar e viajar dentro do universo de ideias e inspirações.
Alguns estilos de decoração que podem direcionar na melhor decisão para mudar o ambiente.
Um belo exemplo disso é usar pallets usados como box para cama, e lâmpadas pisca – pisca para iluminação dos pallets, iluminação e rusticidade se combinam.
Para a sala, o ideal é sempre investir em objetos que chame atenção, pra isso tem tutoriais de como fazer um rack suspenso, ideal para mudar por completo o ambiente, prateleiras também são fáceis de fazer.
Invista em iluminação, pois ela faz total diferença na hora que compor o ambiente, alguns podem ser feitos de mdf, um material bem acessível.
Tecidos e mantas podem ser usados em decorações também, principalmente quando os tecidos são coloridos, que dão destaque.
A seguir, para complementar as inspirações e ideias discorridas acima:
Rack suspenso DIY – do it yourself
Objetos de destaque.
Existem alguns objetos que podem agregar ainda mais para quem escolhe gastar pouco, como por exemplo: plantas que valorizem o ambiente.
As plantas como samambaia, lírios são ótimas para o interior de casa e se colocadas em vasos bonitos, realçam ainda mais o ambiente.
Quadros decorativos.
Mural de fotos preferidas, ajudam a tornar o ambiente mais autêntico e harmônico.
Nichos que são baratos e fáceis de manusear.
Materiais recicláveis são muito utilizados para uso pessoal.
A ideia dos DIY sigla em inglês que significa: “faça você mesmo”, é justamente ser alcançável para todos, por isso, escolha tutoriais que apresentem idéias práticas e rápidas.
A evolução do DIY
Atualmente, unir o útil ao agradável está cada vez mais presente na vida das pessoas, principalmente quando financeiramente um projeto lhe agrada.
Os restaurantes estão aderindo ao DIY como uma alternativa para fugir da mesmice, e valorizar o ambiente trazendo mais autenticidade.
Barbearias, utilizam a reciclagem de tonéis de metal como mesas.
Casas de artesanato, reutilizar pneus velhos, como centros de mesa e até mesmo poltronas.
Alguns estabelecimentos mais clássicos e vintages, utilizam metais e objetos que foram deixados na rua, e em ferros velhos para trazer uma nostalgia de anos atrás.
Cada vez mais, são utilizados essas ideias trazendo cada vez mais sofisticação e acessibilidade.
A seguir, mencionei alguns objetos que acabam passando despercebidos e que podem ser reutilizados.
DIY no dia a dia.
Vale ressaltar que DIY não somente serve para objetos reaproveitáveis, mas também para reformar e recriar algum produto. Como por exemplo:
Mesas antigas e desgastadas podem ganhar um novo visual quando lixadas e pintadas de outra cor.
Restos de canos de pvc podem ser lixados e pintados e formam uma linda luminária.
Restos de tecidos e retalhos, podem virar uma cortina diferente e bem tendência.
Troncos de árvores viram uma linda mesa quando lixadas e pintadas.
Garrafas pets podem ser cortadas e utilizadas para plantar mudas de novas plantas.
O violão quebrado pode virar uma peça incrível de decoração.
Entre outras idéias que você pode usufruir de cada item.
O DIY ajuda também na questão ambiental, já que recicla e dá vida a produtos que iam causar grande impacto no meio ambiente se não reaproveitados.
Sabemos que existem tantas formas de se reaproveitar, basta apenas utilizar a criatividade e o ambiente que for modificado ficará mais despojado e diferente.
Espero que todas as dicas e ideias tenham aberto a sua criatividade para você economizar com sabedoria e estar em constante mudança na decoração do ambiente que você deseja.
Comments