top of page
  • Foto do escritorDaniel Santos

Celebrante ou cerimonialista? Qual a diferença?

Afinal qual a diferença entre celebrante e cerimonialista? Na hora de procurar os fornecedores para o casamento, uma dúvida comum entre os noivos, e perfeitamente compreensível, é sobre o trabalho do celebrante e do cerimonialista.

Isso acontece porque a palavra cerimonialista tem “cerimônia” dentro do nome dela, então leva a crer que é a pessoa que realiza a cerimônia, ou seja, o discurso em si. Mas afinal qual a diferença entre eles?



Índice de conteúdo

Cerimonialista

A cerimonialista, ou o cerimonialista, é a pessoa, acompanhada de sua equipe, que cuida do rito cerimonial, ou seja, que organiza os cortejos, que coloca os padrinhos em ordem, normalmente com seus radinhos se comunicam indicando que a noiva chegou, que a banda pode começar a tocar a música.

Uma pessoa da equipe cerimonial vai até o carro da noiva ajudá-la a sair do carro, arrumar o véu da noiva para que corra solto no salão, eles que preparam as daminhas e pajens para as entradas, para a entrada das alianças.

Enfim toda a organização não percebida do rito cerimonial, os bastidores, que a maioria dos convidados nem percebe, parece que tudo está acontecendo como num passe de mágica, quando na verdade tem uma equipe de 3, 6, às vezes 9 pessoas trabalhando para que tudo flua normalmente.

Para vocês terem ideia de como é este trabalho da equipe cerimonialista veja o vídeo abaixo:


Celebrante de casamentos

E o celebrante de casamento é aquele que faz um discurso para os noivos e que pode realizar uma cerimônia de casamento personalizada com ou sem efeito civil.

Em Ubatuba São Paulo o Celebrante Daniel Santos vive dessa maravilhosa profissão, celebrando o amor dos casais que o procuram em todo território nacional.


As cerimônias e o papel do celebrante e da cerimonialista

É como os noivos escolherem cerimônias especiais para os seus casamentos. Tais como a cerimônia das areias, a cerimônia da caixa de vinho, dentre tantas outras opções.

Caso os noivos escolham uma cerimônia dessas, a cerimonialista ficará responsável para que os itens a serem usados cheguem até o aparador no momento preciso que serão usados.

E o celebrante é quem conduzirá toda a cerimônia, levando os noivos e convidados junto com ele nesse ritual de passagem.

187 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page