top of page
  • Foto do escritorDaniel Santos

Anel de noivado: em qual dedo usar?

Ficou noiva recentemente e ainda está perdida sobre como usar o anel de noivado? Ou então vai pedir seu amor em casamento e não sabe qual é o dedo e a mão certos? Confira abaixo todas as informações sobre o uso desta joia!



Índice de conteúdo

Dúvidas mais comuns sobre anel de noivado




Homem usa anel de noivado?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que quando o pedido de casamento é feito com um anel de noivado, há duas opções: o homem não usar nada ou usar uma aliança. No entanto, se o pedido é feito com alianças, é comum que os dois usem as joias na mão direita.


Que mão fica o anel de noivado?

De acordo com a tradição anglo-saxônica, o mais comum é usá-lo na mão esquerda. Entretanto, aqui no Brasil, onde é bastante comum usarmos a aliança na mão direita antes de casar, adotou-se o costume de também usar o anel de noivado na mesma mão. Ainda, muitas vezes, as noivas usam as duas joias na mão direita antes de subir ao altar.


Quanto tempo deve durar um noivado?

Sobretudo, não há resposta certa ou errada para isso. Cada casal deve definir aquilo que é melhor pra si. Por um lado, alguns preferem mais ter mais tempo para organizar a nova vida a dois ou até mesmo juntar dinheiro para uma festa de casamento, enquanto outros desejam formalizar este compromisso o mais rápido possível. Em suma, é importante que seja um período de comum acordo para os noivos e que ambos se sintam confortáveis com essa decisão.


Quanto custa um anel de noivado?

O preço desta joia vai depender muito do material escolhido – ouro ou prata, por exemplo, além da pedra selecionada. Se for uma peça sob medida, o valor pode ser mais alto também. Por fim, é importante saber que se você sonha com um anel em ouro, com uma grande pedra, pode exigir um investimento bem alto. Use a calculadora do casamento para saber quanto custa um anel e planejar todo seu casamento.

Origem do anel de noivado

Há registros de que o conceito do anel de noivado surgiu no Egito. E, desde aquela época, eles já o usavam no dedo anelar da mão esquerda. Há, inclusive, uma lenda que ronda esta história, de que eles acreditavam que ali passava a “vena amoris” (ou veia do amor) que era ligada diretamente ao coração.

Mais tarde, no século 11, a Igreja Católica reconheceu este objeto como um símbolo do enlace. Ainda, um dos registros mais famosos ocorreu em 1477, quando o Arquiduque Maximiliano da Áustria pediu a Condessa de Borgonha com um anel de noivado cravejado de diamantes no formato da letra do seu primeiro nome.

Em seguida, nos séculos 15 e 16, adotou-se o costume de usar o anel posiè (posy, posey ou poesy), cujo significado em português é “poesia”. Portanto, ele trazia mensagens apaixonadas ou desenhos que simbolizavam a história do casal.

anel de noivado com pedras preciosas

Anel de noivado com pedras preciosas

Por que usar anel de noivado?

Primeiramente, um anel de noivado é um símbolo do compromisso que o casal resolveu assumir ao decidir se casar. Isto é, trata-se de um elemento que representa o início da família de um casal e uma lembrança diária desta escolha tão importante.

Como usar o anel de noivado?

Veja abaixo todas as informações sobre qual é a melhor forma de usar esta joia em diferentes ocasiões:

Anel de noivado: em qual mão?

Antes de mais nada, para falar sobre a mão certa para usar o anel de noivado, é preciso saber um pouco a respeito dos costumes de cada cultura. No Brasil, a tradição mais forte é que o pedido de casamento seja feito com alianças, que a partir desse momento são usadas na mão direita e, após a cerimônia, passam para a esquerda.

Todavia, em países como Estados Unidos e Inglaterra, o mais comum é que o pedido de casamento seja feito com um anel de noivado (normalmente tem uma pedra preciosa ou um diamante solitário). Por lá, o hábito é usá-lo na mão esquerda.

Aos poucos, este hábito tem sido incorporado pelos brasileiros. Mas, com nosso jeitinho, fizemos um “modelo híbrido” e muitas noivas o utilizam na mão direita. E, muitas vezes, acabam usando-o junto com a aliança.

Qual é a melhor opção? Você decide!

Em qual dedo usar o anel de noivado?

Independente da mão escolhida para usar, aqui vale ainda a mesma lenda dos egípcios sobre a qual falamos anteriormente – o dedo anelar é o ideal para usar esta peça ou as alianças. Além disso, é o que a convecção social prevê. No entanto, se vocês quiserem fazer algo diferente disso…só cabe a vocês decidir!

Como usar o anel de noivado no dia do casamento?

Agora você deve estar se perguntando: como fazer com esta joia no dia do casamento, já que a aliança entrará na mão esquerda? Neste caso, a resposta é simples: para ficar mais bonito e prático, é ideal que a noiva entre na cerimônia com o anel de noivado na mão direita.

O que fazer com o anel de noivado após o casamento?

Por fim, depois de dizer o “sim” no altar, você poderá usar a aliança e o anel de noivado juntos na mão esquerda.

anel para pedido de casamento

Anel raro para pedido de casamento

Anel de noivado ou alianças de casamento?

A escolha da joia ideal é algo bastante pessoal. Por um lado, alguns noivos fazem questão dos dois usarem um símbolo de compromisso durante o noivado. Nestes casos, a melhor opção são as alianças. Entretanto, há noivas que realmente sonham com um belo anel de noivado. Ainda, esta joia poderá se tornar uma peça de família – passando de geração a geração, ganhando um significado ainda mais especial.

Diferentes estilos de anéis de noivado

Veja algumas opções de peças em diferentes cores:

Anel em ouro amarelo

No Brasil, há um costume muito forte de usar as alianças em ouro amarelo. Se a ideia é combinar alianças e anel de noivado, esta é uma ótima opção.

anel de ouro amarelo com pedra preciosa

Anel de ouro amarelo com pedra preciosa

Anel em ouro branco

Contra clássicos, não há argumentos! Algumas das opções mais famosas de anéis de noivado são em ouro branco e com um belo solitário. Combinação perfeita!

Anel de noivado rosé

Quer algo bem moderno? O anel na cor rosé pode ser uma opção ótima, além de bem romântica!

Sonhar com anel de noivado: o que significa?

Agora, por último, uma pequena curiosidade: você anda sonhando com anel de noivado? Será que isso significa que você ficará noiva logo? Bem, não dá para afirmar isso com certeza. Mas vale lembrar que este é um símbolo de compromisso – então pode ser que você tenha que assumir algo mais sério em sua vida (pode ser um trabalho, um amor ou até certos valores).

957 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page